15.2.09

ler.

Não existe frase mais piegas que "ler é como uma viagem num mundo único", todos sabemos disso; mas nós (os que leem, na verdade) não podemos deixar de concordar com ela. Sejamos francos: quem não gosta de ler não sabe o que está perdendo com um livro.

O que me faz ler, acho, são as emoções que sinto através dos livros. Às vezes sinto alegria até a ponta dos dedos dos pés, outras vezes eu quero explodir alguém. Sinto o alívio quando algo ruim passa, gargalho com passagens divertidas. Quem nunca sorriu ao ler? Quem nunca se sentiu agoniada por algum personagem ao ler? Quem nunca ficou pensando algo como "por que você fez isso?, puts" ao ler?

Diversidade em livros, temos, aos montes. De clássicos à fantasia. Não gosta de Cinco Minutos, pode ser que Crepúsculo agrade. Detesta ficção? Tente romances. Não suporta uma história em que dá vontade de chorar? Vá ler alguma comédia. Horror aos livros nacionais? Tente os americanos e ingleses!

Pior são aqueles que leem e não admitem aos outros que gostam disto, para serem incluídos em grupos em que ler é algo maçante. Vergonha, é esse o termo. Qual é o problema em tentar aumentar sua cultura? É ruim se divertir de um jeito saudável? É preciso se drogar ou algo do tipo para ter diversão?


O motivo de muitos não gostarem de ler seria, quem sabe, a leitura obrigatória no colégio de um livro tedioso em que o autor não sabe fazer uma cena convincente qualquer. Talvez seja isto, uma espécie de trauma. É.

Pareço uma nerd defendendo a leitura, eu sei. Talvez eu seja isso mesmo, uma nerd. Ainda mais quando, nesta sociedade, ser leitor é o mesmo que ser nerd. Tanto faz. Eu tentei.

2 comentários:

  1. fala sério. livros são mais do que cultura ou mais do que uma viagem. é algo unico que só os que leem (morte à nova regra gramatical) conseguem entender.
    e, fala sério, os nerds e geeks comandam. let's rock it. (drougas)

    ResponderExcluir
  2. e morte à nova regra gramatical. (2)

    ResponderExcluir