22.1.09

mentiras.

Here's to the liars who dream and conpire; against the admired, we hope you drop dead.

Todos nós sabemos que mentir é errado. A verdade é uma virtude, e crianças de três anos já sabem disto. Então, por que mentimos?

Não acho que mentir - ou omitir - seja algo de extrema maldade, dependendo da mentira contada. Já ouvi em algum lugar que "uma mentira é sempre uma mentira, não há mentiras maiores ou menores". Eu não concordo. Para mim, existem sim mentiras de gravidades bem diferentes.

Entre magoar alguém ou mentir, prefiro a segunda (às vezes prefiro a primeira); talvez porque eu seja muito mole para com emoções. Isso se encaixa em agradar a tia que fez um doce de leite péssimo ("aah, está ótimo!") ou recusar o convite para uma festa ("nossa, eu vou ao ortodontista, que pena"). Provavelmente, esconder uma má notícia está neste grupo.

Vocês podem me acusar de uma mentirosa, uma pessoa nada sincera, mas também não é assim. Esconder as nossas opiniões e tudo que passa na nossa mente pode trazer grandes apuros a qualquer ser. E há mentiras de tirar alguém do sério. Então, posso concordar com o we hope you drop dead lá de cima.

- reflexões (?) durante One For the Radio, do McFly -
- Lara riu nesta parte da música na primeira vez que a escutou -

3 comentários:

  1. mentir me faz bem pra saúde. vai ver, por isso eu ainda nao morri. quem sabe?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30.1.09

    Mas mentir também tem suas consequencias e que demoram mais tempo..e omitir consegue ser pior, eu acho. :)

    ResponderExcluir
  3. eu não sei. é como dizer pra sua mãe que você não vai beber na festa de amanhã. você deveria mentir ou não? você deveria dizer na cara dela 'eu vou beber sim, acho certo' e ganhar um 'você não vai à esta festa'? ou você mente e vai à festa? pode acabar tudo bem ou vocêe pode acabar mal - como sua mãe previu. eu acho que depende muito de cada um. depende do que você acha que sua mentira pode causar. omitir, mentir, não acho que seja a mesma coisa. às vezes, você pode dizer um 'acho que não vou poder sair contigo porque estarei ocupada' em vez de comentar que vai sair com outra pessoa. (como meus exemplos estão festeiros hoje!) mas eu mesma já perdi amigas por omissão. cabe a cada um julgar suas próprias mentiras e julgar às que lhe foram feitas. acho que a questão é qual das duas você deve perdoar: a mentira/omissão dos outros, ou a sua própria.

    (e eu rio durante One For The Radio inteirinha toda vez que ouço.)

    ResponderExcluir