17.4.09

"mas é um clássico!"

Acho que livrarias são lugares bem agradáveis. Não só por causa das pilhas de livros - sim, é o melhor de uma livraria, e o motivo principal das livrarias existirem -; mas também por seu cheiro diferenciado, e elas me parecem também aconchegantes. Não sei como definir, um ar quente e macio, ou algo do gênero.

Além dos fatores "livros" e "ambiente" em si, existem as pessoas que estão nas livrarias. Minha concentração em ler só é inteira quando estou em casa, então, tenho que admitir que algumas vezes finjo estar compenetrada em um livro, enquanto na verdade estou observando as pessoas por cima das páginas que estão na minha frente, ou talvez olhando os outros somente pelo canto do olho. Muitas pessoas de livrarias são boas de se observar, mas acho que as que eu mais gosto de ver são as pseudocults da minha idade, quando estão com livros já adaptados para o cinema (as que leem Crepúsculo me fazem rir), principalmente quando acompanhadas de amigos. No caso, não foi uma pessoa da minha idade:

Eu estava sentada no sofá da Siciliano, enquanto minha mãe saia pelo shopping afora. Não me lembro de qual livro estava em minhas mãos, acho que um da Meg Cabot, de história bem leve. Engolia o livro assim como o sofá me engolia (estava eu afundada nele, e não era algo ruim), mas a conversa de uma garotinha me prendeu a atenção.

O nariz empinado, o cabelo liso e curto, os óculos escorregando do nariz. A menina deveria ter por volta dos seis anos, e estava acompanhada de um garoto mais velho, da minha idade, talvez. O garoto, que presumi ser seu irmão, parecia entediado. A menininha estava vasculhando livros, com o ar altivo. Não os livros infantis, com imagens de princesas com vestidos rosas na capa dura de papelão, e sim a série de Harry Potter. Ela pega o mais grosso dentre eles, e anda pela livraria inteira com o livro debaixo do braço. Procura por mais livros. Ela olha para O Código da Vinci seriamente, mas desiste de pegá-lo.

O seu irmão parece impaciente. "Vamos, vamos, quero ainda ir até o McDonald's". A menina anda até o garoto e diz que vai ler um pouco. O garoto olha para ela como se quisesse arrastá-la para fora da livraria. "Qual foi o livro que você pegou?", ele pergunta. Ela responde, com ar sério, lendo da capa do livro: "Harry Potter e a O-or-dem da... Fê...". Era claro que ela tinha se alfabetizado recentemente. O irmão disse o título do livro para ela, e que se ela estivesse interessada nele, ele poderia alugar o filme um dia.

"Mas é um clássico!", a menina fala. "Um clássico da literatura!"

Não sei porque essa história ficou gravada na minha mente. Acho que a visão do garoto levando a menina pelo pulso, dizendo que estava com fome, que tinha que achar a mãe que estava na Riachuelo, que estava tarde, e ele jogando o livro para cima do sofá onde eu estava sentada foi bem mais marcante que a tentativa de leitura da garotinha.

Da próxima vez, que ela escolha um gibi da Mônica.

- Lara tinha que postar algo, e esta era a coisa mais recente que ela tinha escrito, Lara manda desculpas para quem lê -

4 comentários:

  1. seria legal a menina tentando entender a historia de HP. e clássico da literatura é foda. não vamos exagerar.

    ResponderExcluir
  2. Mas é realmente um clássico da literatura moderna, infanto-juvenil, que seja. Por quem lê Crepúsculo te faz rir?
    Eu adoro indicar livros. Acho um tanto chato pra quem ouve, mas eu gosto de falar. Alguém pega um dos meus livros favoritos e eu começo a elogiar, falar como é a história, e a pessoa me olha como se eu a amedrontasse.
    E eu gostei de conversar com um vendedor, certa vez. Na Nobel, porque na Siciliano, nenhum vendedor parece me ver. É tão bom falar sobre livros com alguém desconhecido.
    Enfim, acho que escrevi demais.

    ResponderExcluir
  3. eu acho engraçado quem assistiu só o filme pegando o livro crepúsculo e falando dele como se soubesse de tudo. AMO falar de livros com desconhecidos. e eu já falei com vendedores mais de três vezes. acho que eu falo demais com todo mundo que eu vejo. q

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8.5.09

    Livros :D
    amei o seu blog, sou sua seguidora
    q

    ResponderExcluir